domingo, 30 de dezembro de 2012

Você dança bem, apesar de ser gorda

Esse texto não é sobre reeducação alimentar ou emagracimento. Inclusive, contei a minha história sobre estar acima do peso para o blog Ana educa Cris. Quem tiver interesse dá uma olhadinha lá: http://anaeducacris.blogspot.com.br/2012/11/depoimento-da-leila.html

Na verdade, quero falar sobre elogios que aparecem a partir de críticas. Um assunto muito comum, já que, infelizmente, as pessoas nunca estão satisfeitas com elas mesmas e muito menos com as outras.

Fim de ano, confraternização e demonstração de carinho, amor e amizade. No último domingo do ano, o Fantástico apresentou uma matéria sobre elogiar mais as pessoas. Fiquei pensando bastante sobre isso, pois na quinta-feira já tinha decidido escrever esse texto.

Ser elogiado é muito legal; faz bem para o ego. Quem não gosta? Ser elogiado é o reconhecimento de um processo que, muitas vezes, não foi fácil. Por isso, atualmente, aquele que é sensível o bastante para reconhecer algo bom no outro, realmente, merece o meu sincero elogio.

Mas o meu objetivo aqui não é falar sobre elogios sinceros e muito menos sobre os falsos, que, inclusive, são muito comuns. Quero falar sobre um tipo de elogio que também é bastante rotineiro: aquele seguido ou antecipado por críticas.

Diferencio esses elogios dos falsos, pois os considero muito sinceros. Mas fico pensando no real propósito deles: reverenciar ou magoar?

- “Você dança bem, apesar de ser gorda”.
Sem resposta! Sorriso Amarelo, mágoa e pena da pessoa.

- “Você engordou pouco no Natal, pelo tanto que você comeu.”
- “Pelo tanto que eu comi?”
- “Sim, você comeu de tudo”.
- “Você reparou na quantidade”?

- “É a sua filha? Não a reconheci. Ela sempre foi gorda.”
Sem resposta! Sorriso Amarelo, mágoa e pena da pessoa.

Reformulando:

- “Você dança bem!”.
- “Você engordou pouco no Natal!”.
- “É a sua filha? Não a reconheci”.

Essas novas frases não fazem a menor diferença para o emissor, mas para o receptor o sentido é completamente diferente. Aí, me pergunto: “por que a crítica?”.

Não adianta!
Não importa o quanto um gordo se esforce (e até emagreça), ele sempre será gordo!

Ele sempre causará espanto nas pessoas quando praticar uma atividade física bem ou melhor do que um magro. Ele sempre será o comilão, independentemente da quantidade de comida em seu prato. Ele sempre será um ex-gordo, fiscalizado por todos, que esperam ansiosamente para dizer: “viu, não adiantou nada. Já está engordando de novo”.
Porque as pessoas falam...

Exemplos e situações são o que não faltam. Mas, mais uma vez, meu objetivo aqui não é falar sobre preconceitos com gordos, mas sim sobre os elogios.

Normalmente, os elogios seguidos de críticas vêm dos supersinceros: crianças e idosos (ou pessoas sem filtros). Aí, fico me perguntando: “até que ponto uma criança ou um idoso não sabe quando está magoando uma pessoa?”.
- “Ué, mas se está gorda mesmo, qual o problema em falar?”.

Não defendo nenhum tipo de comodismo. Muito pelo contrário, ultimamente estou defendendo muito os hábitos saudáveis. Por outro lado, não consigo aceitar que pessoas sem noção, ou maldosas (por que não?) alfinetem as outras em nome da verdade absoluta.

Falar é fácil, julgar também. Difícil, ou melhor, desafiador, é identificar as barreiras físicas e psicológicas que nos separam de uma vida em equilíbrio com nós mesmos.

Em 2013, pense! Pense o que quiser!
Não elogie! Reflita antes de magoar uma pessoa!

Feliz Ano Novo!

Leila Cristina Bonfietti Lima



5 comentários:

  1. "Em 2013, pense! Pense o que quiser!
    Não elogie! Reflita antes de magoar uma pessoa!"

    Eu não poderia estar mais feliz depois de ler esse texto! Le, parabéns, mais uma vez, por tudo: pela sua excelente maneira de expor o assunto, pela sua dedicação, força de vontade e determinação, e parabéns por agir da forma como age, porque sabe das dificuldades que enfrentamos. Foi lindo ler isso.

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Nossa até me emocionei lendo isso....
    :vc tem um rostinho lindo.. pq não emagrece para ficar mais bonita?
    e essa de
    :como vc dança bem, pena q é gorda,já de pensou se fosse magra? aff esse eu mooorrrrrroooooo!!!

    As pessoas estão sempre preocupadas em se manter acima das outras, não se importam com o sentimento alheio e ao invés de ajudar pelo menos ficando caladas fazem esses tipos de comentários pq não tem a capacidade que vc tem de ter um rosto lindo ou de dançar perfeitamente(não admitem isso nunca)então fazem esse tipo de coisa simplesmente para não sair por baixo, te jogam la e cima espera vc cair para depois pisotear com um salto agulha...

    Lê essa noite foi dormir e antes de pegar nosso sempre faço reflexões, e eu estava curiosamente pensando em vc.. rss ( digo curiosamente pois eu nao fazia ideia q iria encontrar esse texto aqui, mas o pensamento surgiu diante da minha vontade de dar um basta também).
    Pois bem estava lembrando do quando eu sou grata por tudo q vc e sua família já fizeram por mim..
    Por sermos gordinhas ops agora só eu né kkk, quem não nos conhece e nos ve fotos pergunta: é sua irmã?
    Não, não é irmã mas poderia muito bem ser, temos muuuuiiitos gostos em comum.
    como por exemplo a paixão pela dança que nasceu por que vc a Pê e Carla sempre amaram dançar e como são minhas irmas mais velhas me levaram junto..
    Lembro das vezes q precisei de vcs sempre fui atendida: ajuda na escola, com trabalho, impressões, maquiagem, cabelo, acessórios,carinho, apertões da Dona Cida, até a planta da minha casa foi feita pelo seu pai..
    Eu tenho muito muito mesmo e para agradecer acho que a palavra OBRIGADA mas de um coração sincero até vale, mas quero que saiba que acima de tudo eu sempre estarei aqui para o vcs precisarem de mim.
    Eu tenho sim muito orgulho de você, esse exemplo de superação, persistência,força de vontade,que você é!
    Nunca deixa q ninguém te diminua pq não é qualquer um consegue ser como vc, fazer o que vc fez.
    E acredite que vc é capaz de incentivar as pessoas que SIM é possível basta querer. E eu quero, para não fugir a tradição (ps: não é inveja ou qualquer outra coisa é q eu sempre entendi que vc sempre fazia as melhores escolhas, então tambem quero o melhor): leila dança, Tamiris Dança, Leila foi a porto, Tamiris foi também ( pq não me aguentei de vontade)e agora Leila conseguiu superar suas barreiras, encarou a realidade e por questões de saúde não de beleza porque sempre foi linda emagreceu, Tamiris vai te ter como exemplo e com muita Fé vai conseguir também...
    LEILOCA desejo a vcs um maravilhoso 2013... que vc continue nos surpreendendo... te amo muito minha irmã mais velha... kkk
    bjks

    ResponderExcluir
  3. disse tudo parabéns! minha tentativa de 2012 fracassou ... mas estou apostando em 2013, e vc com certeza é um exemplo que quero seguir! Chega de ser ponto de referência seja por sinceridade seja por maldade! ...rs Um abraço! feliz ano novo! Cecília

    ResponderExcluir
  4. Vc tá lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Queria eu ter essa disciplina e força de vontade!!! Sou e sempre fui gordinha, e não me abalo com esses comentários não....seja feliz por vc e pra vc!!!! Keep up the good work!!!! bjoo e feliz 2013

    Elo, do CNA lembra?!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leila!! Sou amiga da Ana Licya, conheci seu blog através dela. o seu texto foi maravilhoso, mas meus parabéns vão para sua força de vontade. Que vc continue assim! :)))

    ResponderExcluir