domingo, 23 de novembro de 2014

#leila30anos: a festa, os detalhes e o sentimento


Mulher balzaquiana: "expressão que surgiu após a publicação do livro 'A Mulher de Trinta Anos' (1831-32) do francês Honoré de Balzac e que se refere às mulheres na casa dos 30 e, atualmente, também às mulheres de 40 anos. Em seu livro, Balzac faz uma apologia às mulheres de mais idade (??) que, emocionalmente amadurecidas (??), podem viver o amor com maior plenitude - em oposição à tradicional figura da moça romântica, que nos livros tinham no máximo 20 anos".  

A partir dessa básica definição da mulher de 30 anos do século XIX (é da Wikipédia... os pseudos-intelectuais que adoram dar pitaco em tudo podem explicar melhor) podemos perceber como o mundo mudou com o passar dos anos, ou melhor, como a nossa maneira de enxergar o mundo mudou. Afinal, sabemos que nem a mulher (e o homem, por que não?) de 90 anos é emocionalmente amadurecida (o). Porque a vida é feita de incertezas, que geram momentos surpreendentes e intensos. E o mais gostoso é aproveitar e aprender com esses momentos e, principalmente e consequentemente, estar em constante amadurecimento emocional. 

Eu me diverti
Então, é claro que as mulheres de 30 evoluíram e não são mais tão mocinhas românticas como quando tinham 20 anos. Mesmo assim, quem nessa faixa etária nunca deu (ou levou) bronca na (da) amiga por "agir como adolescente", esperando uma ligação - agora é resposta no whatsapp - ou por não saber o que fazer depois de um encontro? E quem nunca ficou em dúvida se estava agindo da melhor maneira na relação com o marido/esposa, filhos e pais? Pois é. Viu como incertezas são normais e fazem parte do nosso eterno amadurecimento emocional?

Aí você é bebê. Passa pela infância, pela adolescência e "de repente, 30". O nome desse filme - clichê para as mulheres nessa faixa etária - nunca fez tanto sentido. Porque é exatamente assim. De repente você chega aos 30 anos e percebe que a sua vida não mudou de um dia para o outro. E que a pessoa que você é hoje é resultado de cada experiência vivenciada nos últimos anos. Então, tive a ideia de fazer uma festa cheia de memórias para comemorar (e compor) os 30 anos.

Organizar uma festa em outubro já estava em meus planos desde o início de 2014. No entanto, com a correria do dia a dia, acabei deixando isso um pouco de lado nos primeiros meses do ano. Mas em julho, como minha mãe estava envolvida com a organização de uma festa de 15 anos, comecei a me animar e a pensar na comemoração. E em um domingo de manhã escutando Spice Girls e relembrando diversos momentos... pensei: Vou reunir o pessoal para dançar É o Tchan e se divertir muito!

E galera se divertiu. Sorrisos não falaram!
Mas a falta de tempo estava me desanimando bastante e os preparativos estavam caminhando de forma bem lenta. Como o meu principal objetivo era colocar o povo para Mexer a Cadeira, comecei a cotar DJs para animar a festa principalmente com músicas que marcaram os anos 80, 90 e 2000. Mas fui ficando cada vez mais desanimada, pois ouvi mais de uma vez: "estamos em julho e não temos mais disponibilidade de datas em outubro". 

Mas o DJ Rafael, da DJ Campinas, atendeu a minha ligação em um sábado a tarde e, mesmo na correria de um evento que estava realizando, me tranquilizou e disse que a equipe dele conseguiria fazer a minha festa em outubro. Depois de algumas negociações, marquei uma reunião com ele no dia 20 de agosto. O Rafael me atendeu às 19h (merece um prêmio) e tirou todas as minhas dúvidas, da minha mãe, do meu pai e do meu namorado (sim, fomos todos!). 

Todos nós gostamos bastante da proposta da DJ Campinas, no entanto, ainda não tinha certeza se iria fechar o serviço. (Pensei várias vezes em colocar as músicas no meu próprio rádio. Mas não me arrependo de ter contratado uma equipe especializada para isso e todos os meus convidados adoraram e elogiaram demais!). 

Mas o que me deu a certeza de fazer uma festa em grande estilo, infelizmente, não foi uma coisa muito boa. Na manhã seguinte da reunião com o Rafael, às 7h do dia 22 de agosto, sofri um sério acidente de carro em uma rodovia. O susto foi grande e agradeço a Deus todos os dias por não ter acontecido nada sério com nenhum dos envolvidos. Isso me abriu os olhos para perceber como a nossa vida é frágil. 

E, como passar momentos divertidos com as pessoas que amo é tudo que mais quero... let celebrate! Na semana seguinte assinei o contrato com o Rafael e liguei o turbo para dar conta de todos os preparativos em dois meses. 



Local
Sempre faço minhas festas em casa, no entanto, como dessa vez optei pelo serviço de DJ, precisaria de mais espaço para galera dançar e para distribuir as mesinhas. Então, comecei a cotar diversas chácaras. Mas, mais uma vez, comecei a ficar desanimada. Nenhuma chácara alugava o espaço para festa noturna, apenas para churrasco, mas esse não era o meu propósito para os 30 anos. E alugar um salão de festas fugiria muito do meu orçamento. Então, decidi fazer a festa em casa mesmo. E para ganhar mais espaço aloquei a mesa do bolo dentro de casa (normalmente usava apenas a parte externa). 

Não fiquei chateada por não ter conseguido realizar a festa em uma chácara, pois sempre gostei de comemorar na minha casa. A festa fica a nossa cara! A única questão que me preocupava em realizar a festa em casa era a possibilidade de 100% de chuva que todos os sites (nacionais e internacionais) indicavam para o dia 25 de outubro. Até compramos uma lona para deixar de stand by. Mas, felizmente, Deus me presenteou com uma noite linda! Além do mais, mesmo se tivesse alugado a chácara, a preocupação com a chuva existiria. Isso só estaria "de boa" no salão fechado, esbarrando novamente na questão do orçamento... 

Convite
Eu mesma produzi o convite no Picasa com fotos de filmes e bandas que eu curti (curto) nos anos 80 e 90. A ideia de deixar a imagem de fundo em P&B e as letras em cores foi para conseguir um convite o mais parecido possível com um flyer dos anos 90. Não o imprimi e disparei para os convidados apenas virtualmente. 



Enfeites
Os enfeites da festa seguiram a temática musical. Então, comprei diversos adereços de nota e instrumento musical e balada nas seguintes lojas de Campinas: Bio Festas, Festas e Festas e Anima Fest. Também utilizei discos de vinil na decoração. 




Porta guardanapo feito com copos coloridos de acrílico e discos de papelão (Bio Festas) colados com cola quente
Bexigas na piscina
Detalhe bexiga na piscina
Toda decoração da festa contou com plaquinhas com o logo Leila 30, que eu mesma produzi no Logo Maker (disponível gratuitamente para download). Imprimi em casa em folhas sulfites neon verde e laranja e minha mãe recortou e colou e decorou o palito. 





Os arranjos da parte interna foram feitos com enfeites comprados em Pedreira - SP e no Ceasa Campinas. A mesa do bolo foi alugada na Animahe Lembrancinhas (Paulínia)






Suporte para bolo e doces e vasos: Ceasa Campinas. Enfeites de espelho em forma de notas musicais na parede e bolas espelhadas em cima da mesa: Pedreira. 



Bolinhas de gel: Ceasa Campinas
Vaso e areia colorida: Ceasa Campinas


Painéis 
Atrás da mesa do bolo coloquei apenas um tecido branco com notas musicais pretas. A princípio a minha intenção era colocar um tecido preto na parede e decorá-lo com CDs colados. Mas quando fui rodar o centro de Campinas a procura desse tecido, encontrei esse com notas musicais; perfeito!

Atrás da mesa do DJ queria colocar um tecido quadriculado preto e branco como os pisos de balada. No mesmo dia, só que em outra loja de tecidos do centro de Campinas, encontrei esse pano com quadradinhos menores do que estava imaginando. Mas gostei mesmo assim do resultado final.



Parede de memórias
O local da balada foi decorado com capas de discos e CDs infantis e adolescentes, posteres e capas de discos de novelas antigas. Próximo ao painel de novelas tinha uma plaquinha com a seguinte frase: "De qual novela você lembra?" Todo mundo adorou e recordou momentos incríveis. Essas capas eram do meu acervo pessoal, das minha tias e também comprei algumas na Feira Hippie de Campinas. 



Banners
Além das capas de discos, a parede de memórias contou com dois banners que fiz no Picasa e mandei imprimir na gráfica Center Cópias Barão. Um deles foi uma montagem com posteres de filmes que vi (vejo) mil vezes na infância e na adolescente. A minha intenção a princípio era colocar os posteres originais. Fui em sebos e locadoras, mas não achei o material que queria. Pesquisei na internet para comprá-los, mas o custo ia ficar alto. Então, tive a ideia do banner e gostei bastante. Próximo a esse painel tinha uma plaquinha com a seguinte frase: "Qual filme você viu mil vezes?". 

O segundo banner tinha vários logos Leila 30. A intenção era reproduzir os painéis de zona mista com os logos dos patrocinadores em entrevistas coletivas.




Som e iluminação
Como comentei, a DJ Campinas ficou responsável pelo som e pela iluminação da festa. Além da playslist do DJ Dennis Zsolt (super animada e baseada em sucessos dos anos 80 e 90), a equipe também embelezou a festa com diversos pontos de luz de LED e com um telão que transmitiu vídeos animados. 


Pontos de iluminação de LED

Iluminação e telão 
Iluminação interna rendeu fotos incríveis

Fumaça e globo espelhado 
Equipe Dj Campinas
Diversão 
A diversão da festa ficou por conta das tradicionais anteninhas e pulseiras de neon. As novidades foram os pom poms iguais aqueles que as paquitas e a plateia tinha no show da Xuxa e as plaquinhas com letras de músicas que sempre gostei. Eu mesma imprimi as plaquinhas em folhas sulfites coloridas e minha mãe as colou em papel cartão para ficarem mais firmes e decorou os palitos. 










Detalhes
Nada é melhor do que fotos antigas para recordar os bons momentos. E quem se lembra dos antigos cadernos de perguntas? Pois é! Tinha um na festa também, onde os convidados responderam (e relembraram) os principais micos que já pagaram comigo. 







Canecas
Como eu e o Marcelo adoramos tomar um chopinho, optei por barris de chopp Germânia no lugar de cervejas. A galera gostou bastante. E para degustar o chopp na festa fiz uma caneca de acrílico em Pedreira na Tazas Personalizadas com o logo Leila 30 como lembrancinha.

As crianças também ganharam uma versão personalizada da caneca. Essas foram compradas no centro de Campinas e eu e minha mãe colamos o logo impresso em casa mesmo. 





Bolo e doces
O bolo decorado e o bolo normal que foi servido para os convidados e os docinhos (beijinho e brigadeiro) ficaram por conta da Luci bolos (Paulínia).



Salgados
Os salgadinhos e lanchinhos de carne louca ficaram por conta da Marinha e seu marido, que deu uma força providencial ao trocar os barris de chopp.



Figurino e maquiagem 
Mais uma vez, para recordar a infância, escolhi o meu figurino me baseando na roupa que a Xuxa usou na capa do Xegundo Xou da Xuxa. Então, fiz uma saia de tule rosa e amarela e um shortinho preto por baixo no Ateliê Lázara Fraga (Paulínia). Aprovei e mandei fazer um body preto lá também, que será utilizado em outras ocasiões. 

O cabelo também foi baseado no penteado da Xuxa: rabo de cavalo alto com uma "xuxinha" feita com retalhos da saia. 

Abusei do glitter no corpo e também na maquiagem, que foi feita em tons de amarelo e rosa para combinar com a saia. O batom e o esmalte também foram em tons de rosa bem chiclete. 






Detalhe do esmalte rosa que super destacou com a iluminação interna
Fotografia 
As fotos ficaram por conta do amigo Aluísio Leonello Victal e das profissionais Denise Oliveira e Danielle Gressoni.



Segurança
Um agradecimento especial à equipe de segurança que cuidou dos carros dos convidados durante a festa. 



Parabéns, agradecimento e emoção 
É claro que depois do parabéns rolou um agradecimento e um chororô básico.





Vídeos 
Toda essa emoção pode ser conferida em:



  
Resumo dos fornecedores:
Som e iluminação: DJ Campinas
Decoração: Leila e Cida com enfeites Bio Festas, Festas e Festas, Anima FestAnimahê Lembrancinhas, Ceasa Campinas e Pedreira
Canecas acrílico: Tazas Pedreira 
Canecas crianças: Centro de Campinas
Chopp: Germânia
Painéis de tecido: Centro de Campinas
Parede de memórias: Acervo pessoal e Feira Hippie 
Figurino: Ateliê Lázara Fraga (Paulínia)
Fotos: Aluísio Leonello Victal, Denise Oliveira e Danielle Gressoni 
Bolo e Doces: Luci Bolos
Salgados: Mariinha 


2 comentários:

  1. Arrasou, Le! A festa foi absolutamente DEMAISS!!!!

    Bjão!

    PS. Me manda o link do picasa com as fotos? :)

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua festa. Ja se passaram dois anos e agora é a minha vez e esse é o meu tema. Linda lembrança

    ResponderExcluir