quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Meia-calça cor da pele

Vogue Brasil - outubro/2011

Vocês lembram que no post com o look que usei no meu aniversário mostrei uma foto de alguns presentes que ganhei? Lá no meio tinha uma Vogue que a Delaíde Passos me deu: a edição de outubro de 2011. No entanto, só tive tempo de ler a revista com calma essa semana e, hoje, vou falar um pouco sobre uma reportagem que me chamou bastante a atenção.

A matéria "A olho nu" foi publicada na seção "Estilo" e, ao meu ver, trouxe uma questão polêmica à tona: as meias finas cor da pele. Digo que é uma questão polêmica pois acredito que a relação da maioria das mulheres com essa peça é de amor e/ou ódio.

Mas antes de colocar a minha opinião vou apresentar alguns trechos da matéria da Vogue, que foi pautada pelo uso constante da peça pela duquesa inglesa Kate Middleton, e não poupou palavras para rebaixar a meia-calça.


"Não foi só a coroa britânica que ganhou popularidade com a entrada da duquesa de Cambridge na família real. As abomináveis meias-calças nude que Kate adora também colecionam súditas."

"Como quase tudo o que fez fama nos anos 80, a meia-calça nude foi tachada de cafona, reduzindo sua aparição aos figurinos das passistas de escola de samba e aos comerciais de televendas."

Após as críticas, a matéria apontou o lado positivo das meias e apresentou os 7 pecados capitais:

"Em outras palavras, elas fazem pelas pernas o que uma boa base faz pelo rosto: uniformizam, camuflam defeitos e deixam a pele com uma aparência aveludada e levemente brilhante."

7 pecados capitais:

1- Escolher um modelo mais escuro que o tom de sua pele para conferir um bronzeado: nesse caso, o que se confere mesmo é a cafonice.

2- Meias excessivamente brilhantes.

3- Peças com muita lycra na composição, que deixarão a meia com aparência de cinta.

4- Combinar meias com sandálias que deixem os dedos à mostra.

5- Apostar em modelos de meias sem dedos (aquelas feitas para usar com sandália).

6- Usar meia-calça fina com look esportivo.

7- Tratar a meia fina como jeans. Por ser frágil, a peça deve ser lavada à mão, sem esfregar.  

Como comentei no início do post, esse assunto é polêmico, pois muitas pessoas adoram meias-calças e muitas as odeiam. Quando criança, minha mãe colocava em mim aquelas meias brancas furadinhas, e eu destestava, por me sentir incomodada pela sensação que a peça causava em minhas pernas e também por achar feio.

Depois da infância, minhas pernas sempre foram grossas e, por isso, na adolescência já não usava mais meia-calça fina cor da pele. Comecei a usar meia-calça preta nas festas de halloween (11-12 anos) e gostei bastante, pois ela ajuda a disfarçar a perna grossa.

Conclusão: Nunca gostei de meia-calça fina nude. Para quem tem perna grossa a dica é saia na altura do joelho e meia-calça escura e mais espessa. Saia curta e meia fina cor da pele criam um ar vulgar ao look de quem tem perna grossa.

Por outro lado, minha mãe adora essa peça e, realmente, fica muito bem nela. Portanto, acredito que a questão não seja condenar a meia-calça nude, mas sim, tomar cuidado com seu uso e se sentir bem, pois ela tem seus pontos positivos, como a revista apontou, e eu concordo.  

Quanto aos pecados capitais citados pela Vogue, concordo com todos, principalmente com a tonalidade da meia e seu uso com sandálias.

E  vocês, gostam de meia-calça cor da pele? Quero saber a opinião de vocês.

A Vogue também colocou na reportagem um box com curiosidades sobre a polêmica peça. Vale a pena dar uma olhada: 


Vogue Brasil - outubro/2011

*********

RESULTADO DO SORTEIO OUTUBRO:

A Nayara Jardim, vencedora do sorteio, recebeu o prêmio do Penteadeira de Cores no sábado, dia 05 de novembro, e nos enviou um recadinho e uma foto:

Eu adorei ter ganhado! Estava louca por essa máscara Colossal ... e os esmaltes da bolsinha,
tô guardando eles nela, fiquei com dó de tirar! uahsuahsuahsau Ameeei tudo! O batom é lindo
e o creminho é ótimo! Já me joguei e tô usando meus mimos! *--------*
Obrigada Flor pelo carinho e atenção! Beijocas e mto sucesso pra vc! ;D




Mais uma vez: parabéns Nayara e muito obrigada pelo feedback.

Obrigada a todos pela participação e confiança. E continuem acompanhando as novidades do blog.

4 comentários:

  1. Eu adoro meia-calça cor da pelo!!! Primeiro, porque eu tenho manchas na pernas, por causa do jazz e porque eu fui uma menina bem travessa na infância, a meia calça disfarça; e segundo, esse adereço esconde as nossas celulitess rsrs... ninguém precisa saber que temos...

    Além disso, acho que fica um visual mais limpo, eu gosto!!!

    Mas,sem dúvidas as questões apontadas pela revista, e consequêntemente por você, são muito relevantes para a hora de querermos ficar mais bonita com a meia-calça...
    Bom, é assim que vejo*

    ps: fiquei feliz que meu presentinho está sendo aproveitado por você!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi De ... mto válida a sua opinião aqui. Muito obrigada. Você está certa .... é só ficar atenta a algumas coisas e aproveitar o lado positivo da meia calça nude.

    ResponderExcluir
  3. Oi Le, eu também acho que meia calça nude é sempre uma boa pedida quando se usa saia e o ambiente é mais formal - como é o caso da Middleton. Uniformiza as pernas e deixa o look mais comportado - então eu não as considero abomináveis, como a revista pontuou. E meias calças em geral não me incomodam - afinal, tenho que usar pelo menos 3 vezes por semana por conta do ballet e jazz. Mas é claro que há certa etiqueta para usar a meia calça, e por isso as dicas que você colocou são fundamentais!!

    ResponderExcluir